1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo, 22 de Julho de 2018

Commedia Dell’Arte

PDF Imprimir E-mail

Qua, 04 de Novembro de 2009 16:00

O trechos abaixo foram retirados do livro: Scala, Flaminio – A loucura de Isabella e outras Comédias da Commedia Dell’Arte. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2003.

Commedia Dell’Arte – tradicionalmente, situa-se o nascimento em meados do século XVI, e marca-se como ponto final no fim do século XVIII.

“São datas convencionais, conferindo à Commedia Dell’Arte dois séculos de vida, portanto. Tendemos hoje a situar o seu foco principal entre 1580 e 1630”(p. 17).

“A discussão já surge ao se tentar identificar as origens da Commedia Dell’Arte. Mas nesse caso, acredito, Marotti definiu primorosamente a questão, quando afirma que ‘Origem, em cultura, é abstração que simplifica’. Falemos pois, com ele, em nascimento. Nascimento que, como dissemos, data de 1545. Surge a profissão teatral dos cômicos italianos, surge a nova realidade, a companhia teatral.

De pouco adianta discutir de onde teriam vindo inspiração, técnicas e repertório. Nada se cria do nada. Parece lógico supor, portanto, que esse novo modus operandi dos atores, esse ‘corpo’ vivo que é a companhia, tenha atraído a si diversas das ‘práticas culturais’ pré-existentes e aquelas pessoas que já gravitavam ao redor do fazer espetáculo ou festa, assimilando-as e criando a nova realidade: espetáculos teatrais ‘totais’, com representação, cantos, danças, exibições de diversas habilidades e verdadeiras acrobacias, concentrando diversas competências cênicas.” (p. 20)


<< voltar para a Linha do Tempo

 

 


 

 
Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)