1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta, 24 de Janeiro de 2018

Homenagem a Walter de Almeida

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Tiago Gonçalves Qua, 30 de Março de 2011 16:15

Galã de picadeiro, Walter de Almeida será homenageado em noite circense
Espetáculo acontece em 2 de abril de 2011, às 20h, sob uma lona armada na Fazenda Pau D'Alho- Campinas (SP)

 

25/03/2011 - 18:00

EPTV.com - Tiago Gonçalves

Apesar da estatura baixa (não passa de 1,6m), seo Walter de Almeida, do Circo Teatro Irmãos Almeida, ainda se faz um galã. Por sinal, como os que viveu, mesmo por mentirinha, sob a lona de sua companhia durante bons atos da vida. A voz bem empostada, marca crucial dos dias de picadeiro, está sempre a serviço de convites, como o de um simples cafezinho. Quem suspirou com os papéis dramáticos de seo Walter (ao lado, com a mulher Paulina), terá a oportunidade de voltar ao circo e revê-los.

Confira galeria de fotos do Circo Teatro Irmãos Almeida

Afinal, em 2 de abril de 2011, às 20h, o multiartista circense será homenageado durante o evento "Reviva Circo Teatro Irmãos Almeida". Para abrigar a noitada, um circo (com picadeiro e tudo) será armado na Fazenda Pau D'Alho, em Campinas. Nesta sessão, não haverá cobrança de bilhete. No entanto, o espectador tem de confirmar a presença até a próxima segunda (28) pelo e-mail ana@supertendas.com.br ou (19) 3256-5141 (horário comercial).

Lá como cá, a estrela da noite será Walter de Almeida, de 86 anos. Na ocasião, o multiartista brinda a plateia com canções circenses emblemáticas. Para começar, duas que tratam da vida mambembe do circense: "Artista de Circo", de Tonico e Tinoco; e "Vida de Artista", tango de Maria Zan e Luiz Vieira Filho. O último, atuou sob a lona dos Almeidas. "Foi um grande cenógrafo e encenador. Os cenários dele valiam por personagens nas peças", conta Walter.

Não dá para falar de dramaturgia de picadeiro sem mencionar o drama "O Ébrio", de Gilda de Abreu. No cinema, a canção foi entoada por nada menos do que Vicente Celestino, casado com Gilda; já no Circo Irmãos Almeida, por seo Walter. Na pele do galã Gilberto Silva, o circense relembrará a música. Basta mencioná-la para brotar o entusiasmo: "Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer, aquela ingrata que me amava...", cantarola. Entre uma canção e outra, o poema caipira "Pitoco", declamado na voz do artista, traz à plateia a história de um cachorro durante a noite de Natal.

A fim de celebrar o término de seu ato na noite, Walter de Almeida escolheu a canção predileta. Não só dele, mas de boa parte do público cativo do seu circo: "Mestiça". Para cantá-la, o circense terá de vestir a casaca do Luiz, o Feitor. "Esta música narra o momento em que ele canta para a mestiça, que está amarrada no tronco. Nesta parte, era uma choradeira no circo...", lembra.

Após o primeiro ato de cantoria, a cena do Circo Teatro Irmãos Almeida será povoada pela Cia. do Circo, tradicional trupe circense, que reúne artistas das famílias Orteney e Brede. No programa, esquetes de palhaços, malabarismo, mágica, mastro, icario e lira. Não só os olhos poderão ser recheados de circo nesta noite. O paladar também: pipoca, refrigerante e algodão doce serão servidos ao público.

História
Walter de Almeida nasceu com serragem nas veias. Neto de artista mambembe, natural da China, o circense esteve até 1975 na intinerância circense. Manteve ao lado dos irmãos Alfredo (Fredô) e Abegair (Nhá Tica), o Circo Teatro Irmãos Almeida (dedicado exclusivamente ao teatro dentro do picadeiro), referência no Interior paulista. Radicado exclusivamente em Campinas, entre as décadas de 60 e meados 70, a companhia recebeu convidado ilustres como Luiz Gonzaga, Cascatinha & Inhana, Tonico e Tinoco, Vicente Celestino, Os Trapalhões e Mazzaropi.

 

Comentários   

 
0 #4 CirconteúdoGuest 23-12-2017 19:32
I have checked your site and i have found some duplicate content, that's why you don't rank high in google, but there is a tool that can help you to create 100% unique content,
search for: Boorfe's tips unlimited content
Citar
 
 
0 #3 VALTER ALMEIDAGuest 22-02-2017 13:39
Gostaria de conhecer este artista maravilhoso que conheci atravez do circo mais famoso da epoca...Saber se ele é o unico vivo dos irmão....afinal como se faz p/ conversar com Valter Almeida...
Citar
 
 
0 #2 assisti varios espetaculopGuest 24-10-2016 00:36
qdo criança assisti varias vezes em são joão da boa vista,o circo irmãos almeida na av.d gertrudes,aonde mais tarde foi construido apartamentos,on de morei por varios anos,eu gostaria de saber por onde anda a cantora roseli almeida,que cantava nas apresentações,a musica jardim de infancia,do ronie vonn?
Citar
 
 
0 #1 walter de almeidaweniffer rocha 02-11-2011 12:32
sr;walter de almeida estamos muitofeliz em poder saber que o senhor esta bem,minha vo luzia lhe manum abraço,e espero que o senhor continue assim essa pessoa maravolhosa,fiq ue com Deus,e beijo a sua esposa e seus filhos...
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)