1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Ginasta Lorrane dos Santos e Se Essa Rua Fosse Minha

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Antonio César Marques Sáb, 11 de Abril de 2015 20:09

Para quem não sabe conhecemos Lorrane no circo social que montamos e dirigimos por três anos em São João de Meriti na Baixada Fluminense.

Com 7ou 8 anos Lorrane superava todas as meninas e meninos na acrobacia. Se pedíamos um salto para frente ela dava quatro, se pedíssemos dois saltos para trás ela dava seis.

Tudo isto com um sorriso de menina tímida que em seguida se abraçava, como esconderijo, nas pernas dos professores de circo.

Certa vez Dinho (nosso jovem professor) me chamou atenção para ela e pediu que ela me fizesse uma demonstração. Ao terminar imediatamente concordamos que tínhamos que chamar a mãe dela e dizer que ela era muito especial e estava acima de nós e da média de todos.

Assim foi feito. A mãe dela foi, e temos um vídeo onde a mãe diz que pensou que fosse chamada porque a filha estivesse fazendo alguma coisa errada. Disse também que havia pensado em tirar a menina do circo, porque ela agora vivia pulando na sua cama correndo o risco de quebrar e ela não teria dinheiro para comprar outra.

Quando revelamos que sua filha era muitíssimo boa e que precisava buscar algo em nível mais elevado, ela ficou paralisada de felicidade e de impotência por não saber o que fazer.

Quinho um professor de esportes, ótimo profissional e uma pessoa de grande generosidade, se apressou em dizer que conhecia pessoas no Vasco da Gama Futebol Clube e poderia levá-la para um teste no time de ginástica.

Pronto! Aí começa a trajetória da mãe para levá-la pelos caminhos das traves, dos cavalos, das argolas, dos tatames e nós, sempre atentos na arquibancada acompanhando os saltos de Lorrane.

A mãe acreditou e passou a se dedicar a esta missão, mesmo quando precisava fazer campanhas e rifas para conseguir dinheiro de passagem para as duas irem aos treinos cada dia mais diários e intensos. Foi o Vasco depois Clube de Regatas do Flamengo...

Hoje encontrei um vídeo da Lorrane na seleção brasileira de ginastica olímpica [está no youtube].

Foi também muito significativo descobrir o vídeo localizado numa das paginas de jovens professores do Se Essa Rua (alguns inclusive que vieram das ruas), onde ela dizia sentir muitas saudades deste tempo.
.
Lembrei carinhosamente que uma das maiores acrobacias de Lorrane naquela época era saltar nos braços dos professores partilhando abraços, beijos e afetos de uma criança que se sentia acolhida, incentivada e abraçada pelo circo social.

Lorrane me inspira a arriscar uma definição poético-presunçosa para acrobacia: "Acrobacia é uma bacia cheia de cambalhotas, saltos e abraços!"

Não tenho duvidas que Lorrane seria tudo que é mesmo que não encontrasse o SER, mas com certeza nosso SER não seria tão melhor vivenciado se não tivéssemos encontrado a singularidade plural de Lorranes.

Esta é a alma do Circo Social do SER
"Estender o arame, Amparar a travessia e Orientar o Salto"

Obrigado a Lorrane pelas cambalhotas, saltos e abraços!

Cesar Marques

Se Essa Rua Fosse Minha

 

Comentários   

 
0 #1 Ginasta Lorrane dos Santos e Se Essa Rua Fosse MinhaGuest 04-12-2017 14:22
Cesar sempre essa pessoa generosa, guerreira e perseverante.
Fez da corda bamba, lindas acrobacias no mais alto dos trapézios da vida... Um lindo e grande SER humano.

Beijos, Noale
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)